Oxide expõe falta de recursos DX12 em GPUs NVIDIA

E não é que as Maxwell da NVIDIA tem um calcanhar de Aquiles?! É, isso tem, depois de tudo, dado espaço para que a arquitetura concorrente da AMD - as GCN - estejam mais preparadas para o DirectX 12. Foi descoberto a falta de suporte das Maxwell à computação assíncrona, um dos 3 recursos mais importantes do DX12, mesmo que o Driver GeForce "exponha" a presença do recurso para as aplicações. Isso veio à tona quando o desenvolvedor da Oxide Games informou que fora pressionado pelo departamento de Marketing da NVIDIA a remover determinados recursos do benchmark de "Ashes of Singularity".

Computação assíncrona é um recurso padronizado adicionado ao Directx3D pela Microsoft, que permite a uma aplicação gerenciar melhor o número de recursos de uma GPU, ao quebrar suas tarefas de renderização. (Para saber mais, clique aqui). Desde quando o driver da NVIDIA informava às aplicações que as GPUs Maxwell suportavam Computação Assíncrona (CA), a Oxide Games resolveu desenvolver o Benchmark de Ashes of Singularity com o recurso habilitado, mas quando tentaram usá-lo com as GPUs Maxwell, descobriram um verdadeiro desastre. Durante a conversa mantida com a NVIDIA para tentar consertar o problema, o desenvolvedor aprendeu que as Maxwell, na verdade, não suportam a CA ao nível de metal puro, mas sim que o driver da NVIDIA blefa seu suporte. A NVIDIA, por outro lado, começou a pressionar a Oxide à remover parte do código do Benchmark que usa CA.


"Pessoalmente, eu acho que alguém poderia simplesmente fazer a indagação de que estaríamos beneficiando a NVIDA como se o código estivesse sendo preparado para o único vendedor se nós desligássemos o CA. Para um único vendedor quero dizer como se identificássemos o vendedor e fizéssemos alterações nos nossos rendering path. Curiosamente, o driver deles reportou este recurso como funcional mas ao tentar usá-lo, nos deparamos com um disastre sem precedentes em termos de performance e conformidade então nós desligamos o recurso para o hardware da NVIDIA. Pelo que sei até o momento, Maxwell na realidade não tem CA portanto, não sei porque o driver deles aponta o contrário. A outra diferença entre eles é que a NVIDIA cai na classe de Tier 2 em vez de Tier 3 como as AMD, o que requer um pouco mais de Overhead de CPU em DirectX 12, mas não creio que seja algo muito significante no final das contas. Isso não é um caminho dado à uma marca específica, já que o jogo só está respondendo às capacidades que o driver reporta", escreve a Oxide em um pronunciamento em detrimento da "desinformação" da NVIDIA sobre o benchmark de "Ashes of Singularity".

Dada sua crescente parcela do mercado, a NVIDIA poderia usar táticas similares para manter os desenvolvedores longe dos recursos da API padrão da indústria das quais seu hardware não faz uso e que o da rival, faz. O driver da NVIDIA diz ao Windows 10 que suas GPUs suportam DX12 em nível de recursos 12.1. Nos perguntamos quanto desse suporte é forjado à nível de driver, como o caso da Computação Assíncrona. A NVIDIA já deu um tiro no pé por usar práticas ilegais anti concorrência por debaixo dos panos com o Gameworks, que cria um jardim murado de efeitos visuais que apenas usuários de hardware NVIDIA por degustar pelos mesmos 59 dólares que todo mundo gasta em um game em particular.