• Marcus Sarmanho

NVIDIA recomenda 980 e 980ti para VR

Segundo Jeff Fisher, vice presidente da NVIDIA, as placas GTX 980 e GTX 980ti são as recomendadas para se curtir o futuro dos games: a realidade virtual (VR). O representante do alto escalão da empresa do Gameworks, em entrevista à PC Watch falou de diversos assuntos como o crescimento do mercado de PC Gamers, o aumento da demanda por GPUs de alta performance, sobre a escalada das placas NVIDIA sobre os consoles e das tecnologias da empresa verde para o mercado VR, o Gameworks VR.

Como demonstrado na figura acima, o VP da NVIDIA assegura que o mercado de PC Gaming vem em um crescimento constante e hoje 1 a cada 10 pessoas joga games de PC. O gráfico também mostra o salto vertiginoso do número de usuários Steam ativos de 2013 para 2014. De 75 milhões para 125 milhões.

O outro slide mostra que placas você precisa para jogar a maioria dos jogos na atualidade em sua respectiva resolução. Ao lado direito, podemos conferir a GTX 980ti e a GTX 980 como recomendadas para o VR, que roda em 1080p 90fps.

Nesta terceira gravura, podemos ver o gráfico em que a linha verde demonstra o crescimento das placas NVIDIA de valor menor, sendo que hoje, a GTX 950 de 99 dólares já roda com mais poder gráfico que o PS4. (Ainda estamos no começo da Geração do PS4 e ele já foi ultrapassado por uma placa de 99 dólares que ainda não usa as revolucionárias memórias HBM).

E por último, podemos ver as tecnologias que a NVIDIA proporciona com o Gameworks VR. Características como SLI VR, redução de latência - fundamental ao VR - Prioridade de Contexto e Multi RES Shading, mudam a forma de renderizar os frames para garantir uma boa experiência com a realidade virtual.

Uma polêmica a ser ainda vista é sobre a Computação assíncrona e como ela vai rodar em NVIDIA com o VR.


#PC