DX 12 vs DX 11 em 9 GPUs com Deus Ex Mankind Divided

Nesse mundo do hardware, tudo é tão rápido que algumas coisas fora do planejamento ocorrem. Uma delas foi a liberação de um patch beta para DEUS EX Mankind Divided com suporte "inicial" para a API mais questionada da atualidade: O DirectX 12. Essa novidade saiu pouco após o PC Facts publicar seus testes em DX11, nas 9 GPUs que dispomos.

Mas como tudo na informática tem que estar preparado para a mudança o tempo todo, nós já preparamos o nosso Performance Review para DEUS EX Mankind Divided DX12 Preview. Mas primeiro, devemos alertar: o suporte é beta, portanto, não esperem muita coisa coerente e concisa. Comportamentos erráticos são plenamente plausíveis.

BANCADA

Sistema testado foi:

- CPU: Intel Core i7 5930k Stock

- RAM: 16GB DDR4 (4x4) Hyper X 3000 Mhz

- Placa Mãe: ASUS X99-a 2011v3

- SSD: SAMSUNG EVO 840 256GB (Com Windows 10 64-bit 1607 instalado)

- HDD Seagate Barracuda 3TB - 64MB Cache (com jogo instalado)

- Fonte: Corsair HX 750i

- Refrigeração: Water Cooler Corsair H105i

- AMD Driver: 16.9.1 Crimson

- NVIDIA Driver: 372.70

- Data de coleta dos dados: 9 de setembro de 2016

BASE DE PLACAS

O PC Facts conta com uma base de 9 Placas de vídeo, sendo 5 AMDs e 4 NVIDIAs para o teste:

- GTX 1060 Founders Edition

- GTX 980ti 6GB G1 Gaming

- GTX 970 4GB PNY Reference Design

- GTX 960 2GB EVGA SC

- RX 470 4GB XFX RS

- RX 460 2GB XFX

- R9 390x 8GB MSI Gaming 8G

- R9 380x 4GB PowerColor Myst Edition

- R7 360 2GB PC Yes Hammer

OBS.: Imagens sem compressão disponíveis no IMGUR: http://imgur.com/a/u5iMv

FPS, 1% Low e 0,1% Low

Seguem TODOS os testes em Médio e Ultra comparando DX 12 vs DX 11 (percebam que elencamos o desempenho do melhor para o pior considerando INCLUSIVE a performance nas duas APIS para que você possa ver se fica melhor rodar em uma ou outra no seu hardware):

Qualidade Média

Qualidade Ultra

Variação em Médio
Variação em Ultra

Decidimos colocar todos os testes juntos, porque, por mais pormenorizada que nossa análise possa ser, fica evidente de cara os seguintes detalhes:

a) A RAM utilizada pelo DX 12 é maior;

b) O uso do Core mais exigido é ESTRANHAMENTE maior;

c) O Uso do CPU (pelo menos isso é menor), mas não alivia onde deveria, deixando um dos cores com alto risco de extrapolamento;

d) O frametime não representa divergências a sequer considerar, por isso, nem mostramos aqui. Basta acompanhar a ínfima discrepância entre os 0,1% Low;

e) gigantescas perdas em NVIDIAs, muito provavelmente causada por falta de driver para esse DX 12 preview (o driver 372.70 é para o patch anterior de DEUS EX)

f) perdas não tão alarmantes (mas ainda grandes e limitadoras) em AMD, apenas a R9 380x se salvou.

g) adicionemos aí inúmeros bugs em iluminação e sombra que o jogo apresentou em nosso teste que consideramos curto (um deles demonstrado no vídeo abaixo).

CONCLUSÃO

NÃO USE DX12 nesta implementação! É sério! Causa bugs, tem comportamento errático, perda quase que inequívoca de performance, não vai livrar ninguém de um potencial gargalo, podendo até aumentá-lo e por mais que seja um beta, só serve para atrapalhar e criar hype desnecessário. Talvez um sistema ou outro que precise de um gerenciamento melhor de cores tenha benefícios, mas é impossível de se afirmar isso. Honestamente, foi uma pena o PC Facts ter despendido tempo para analisar esse DX 12 Preview de Deus EX para ele representar isso. Nada mais que um beta esquecível.

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