Chia, ML, OLX e AliExpress… Cuidado!

O boom da mineração foi e tem sido algo que toma proporções surpreendentes em vários aspectos. Mas proporcional a isso, também vêm as quedas e sustos. Como tudo que tem um alto potencial de subida, há alto risco. Mas o problema pra quem nem tá inserido nesse mercado pode advir dele de formas completamente inusitadas, motivo pelo qual você tem que estar se informando o tempo todo. A Chia - moeda virtual criada de forma a permitir que fosse minerada com uso de SSDs e HDDs - teve uma queda de valor abismal: 80%! Estamos falando de uma moeda que chegou a valer mais de 8 mil reais (arredondamento de uma conversão direta) para valer hoje 1.391 reais (base em dólar = 268.65). Por obviedade - não pra todos - a derrocada da Chia tem como consequência uma avassaladora queda do interesse dos mineradores em adquirir novos SSDs ou HDDs, bem como de se livrar dos produtos que tem em mãos (usados massivamente). O que pode realmente lhe afetar daqui em diante com isso tudo? O preço dos SSDs e, principalmente dos HDDs novos podem entrar em queda, mas ao mesmo tempo veremos uma avalanche de discos rígidos e sólidos no mercado a preço de banana. E o cuidado que você deve ter na hora de comprar é de justamente se certificar que aquele produto não é advindo de atividades de mineração em Chia. Afinal, vai lhe parecer extremamente tentador pegar um produto barato em plena crise do silício e dos eletrônicos, né, não? Diferentemente de produtos advindos de mineração em placas de vídeo (que deterioram, claro, as GPUs mas não de maneira quase fatal e em tão pouco tempo), a mineracao de Chia consegue matar um SSD em questão de semanas. Isso tudo tá ligado com a forma como a moeda usa o disco pra lhe dar a recompensa em dinheiro digital.

Porém, como compras on-line não lhe permitem acesso ao produto físico, você não conseguirá se certificar que aquele exemplar foi usado exageradamente em algum tipo de carga de trabalho nociva à sua operacao normal.

Portanto, necessário cuidado redobrado na hora de fazer compras em sites como Ali, OLX, Mercado Livre e afins. Nestes sites, é de fundamental importância averiguar a reputação dos vendedores, se debruçar nas descrições dos produtos e ainda ficar a mercê da transparência e boa fé dos vendedores - mesmo os bem qualificados. Destacamos também que o tipo de SSD usado pra minerar Chia influencia em o quão o SSD é afetado. Se mais ou se menos. Se dura mais, se dura menos. Se rende mais, se rende menos. De toda maneira, a recomendação mesmo é você comprar SSDs e HDDs de fonte confiável e com garantia, até porque você possivelmente irá inserir dados sensíveis nos mesmos, por vezes cruciais pessoal e profissionalmente, com perdas irreparáveis e que não podem se traduzir em um preço mensurável. E a supor pela atual situação de nosso país, você ocasionalmente pode não ter orçamento para arcar com um backup a ponto de se permitir correr riscos. Acaba que para economizar num SSD, você teria que gastar em outro de backup. Portanto, cuidado redobrado para evitar prejuízos maiores ou irreversíveis. Até porque quando o prejuízo vir lá na frente, a situação toda pode estar ainda pior do que é hoje!